Essa é uma plantinha de cultivo muito fácil e que possui uma apresentação ímpar, capaz de embelezar qualquer ambiente da casa, especialmente os banheiros, que é um de seus locais preferidos! É natural da região equatorial da América do Sul, sendo também popularmente conhecida como “bandeira branca” ou “espatifilo”.
Ela é a planta certa para quem deseja uma florada abundante dentro de casa. Suas flores brancas se abrem nas épocas mais quentes do ano, sendo frequentemente relacionadas a um símbolo da paz.
Outro charme dessa planta são suas folhas longas, de coloração verde escura e aparência brilhosa, sendo uma opção acertada para quem deseja decorar ambientes internos. Não suporta o sol direto, podendo ter suas folhas queimadas. Desta forma, deve ser colocada em locais de meia-sombra, preferencialmente em ambientes internos, mas com relativa luminosidade na parte da manhã ou no final do dia.
Para manter o lírio da paz saudável e com boa aparência, a umidade é um requisito importante. Caso seja cultivado em locais com ar condicionado, torna-se necessário borrifar água em suas folhas diariamente. As regas devem ser frequentes para manter o solo úmido, porém, tomando-se o cuidado para não deixá-lo encharcado.
Além disso, o lírio da paz é considerado uma planta mística, com poderes de sugar as energias negativas dos ambientes e das pessoas.
Essa orquídea foi batizada com esse nome a partir de duas palavras gregas “phalaina” (falena, mariposa) e “ópsis” (visão, ação de ver), pelo fato de suas flores se parecerem com as asas de mariposas e de borboletas.
A phalaenopsis apresenta flores magníficas em qualquer época do ano e numa grande variedade de cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo creme-esverdeado, amarelo, roxo e outras incontáveis nuances.
É vulgarmente conhecida também como “orquídea de supermercado” ou “orquídea de apartamento”, sendo adequada para o cultivo em ambientes fechados, desde que o local tenha certa ventilação natural e, principalmente, uma luminosidade indireta na parte da manhã ou no final da tarde. Sendo assim, o ideal é colocá-la perto de uma janela ou em uma varanda, em local que tenha um pouco de sombra, mas com luz solar indireta incidente em algum momento, preferencialmente do sol da manhã ou mesmo do fim do dia.
Essa é, dentre as várias orquídeas popularmente conhecidas como “sapatinho”, a espécie mais cultivada e adorada no Brasil, tendo-se adaptado muito bem ao clima brasileiro. É uma planta muito interessante para a decoração de ambientes internos, por ser extremamente resistente. Ela se desenvolve bem em diferentes ambientes, não se importando muito também com a natureza do vaso ou do substrato.
Outro atributo peculiar dessa orquídea é que ela não necessita de muita luminosidade para produzir suas flores. Uma luz indireta no interior de casas ou apartamentos já é suficiente para induzir a floração. Claro que, quanto maior a luminosidade fornecida, preferencialmente no início do dia e no final da tarde, melhores e mais numerosas serão suas flores. Ela floresce uma vez ao ano, durante os meses de outono e inverno.
É uma planta mais rústica, que apresenta floração abundante durante todo o ano e que precisa de pouca iluminação natural, sendo, portanto, uma ótima espécie para se cultivar em ambientes internos. Suas folhas têm o formato de um coração e é uma planta que está presente em muitos vasos para decoração interna. Suas flores são exóticas e duradouras.
Muito tradicional no paisagismo, ela já fez sucesso há muito tempo e nos faz lembrar as casas de nossos avós e pais, tendo retornado agora com toda a força para brilhar novamente na decoração de interiores.
Por ser uma planta indicada para ambientes à meia-sombra, deve-se evitar a incidência direta do sol, especialmente durante as partes mais quentes do dia. O antúrio deve ser plantado num solo rico em matéria orgânica, contendo uma mistura homogênea de terra comum, terra vegetal e fibra de coco. Além disso, necessita de rega frequente, principalmente no verão, mas evitando-se o encharcamento do substrato e cuidando-se ainda para que suas folhas sejam frequentemente pulverizadas com água.
A bromélia é uma planta tropical com uma enorme variedade de espécies e caracteriza-se por sua aparência exótica e cheia de cores.
É uma planta atualmente muito utilizada para ornamentar jardins e canteiros, podendo ser cultivada também em “paredes vivas” ou em vasos para decorar ambientes internos.
Cada variedade de bromélia exige uma luminosidade específica. Normalmente, aquelas bromélias com folhas mais acinzentadas, espinhentas, avermelhadas e prateadas necessitam de bastante sol e podem ficar expostas a ele por mais tempo. Por outro lado, as bromélias que possuem folhas mais verdes e macias preferem ficar na sombra e apreciam menor quantidade de luz ao longo do dia. Essas podem pegar um sol indireto ou o sol direto do início da manhã e do final do dia e são as mais apropriadas para a decoração de ambientes internos.
Como são plantas tropicais, as bromélias preferem temperaturas mais elevadas. Assim, para quem vive em regiões mais frias, o ideal é deixá-las dentro de casa e em espaços mais quentinhos.
Possuem uma bela floração, mas só o fazem uma vez na vida e morrem em seguida. As brotações laterais substituem a planta-mãe que irá morrer. Elas apenas florescem ao atingirem a maturidade, o que varia de acordo com a espécie de bromélia.