Já que estamos quase finalizando o mês de Outubro, resolvemos abordar um assunto muito importante: Outubro Rosa. Não podíamos deixar de lado essa campanha linda contra o câncer de mama, que nós apoiamos e que pode salvar a vida de muitas mulheres.
Por isso, vamos falar um pouco sobre a campanha e dar também dicas de como incorporar os tons de rosa aos ambientes, afinal, o design de interiores é o que nos inspira e motiva a vir escrever no nosso blog para vocês, não é mesmo?! 🙂
O Outubro Rosa teve início nos anos 90, em Nova Iorque, onde ocorreu um evento chamado “Corrida pela Cura”, que tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa sobre o Câncer de mama que estava sendo realizada pelo instituto Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento não contava com o envolvimento de instituições públicas nem privadas mas, a medida que foi crescendo, tornou-se um movimento concreto e o mês de Outubro foi instituído como mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, se espalhando, posteriormente, para o resto do mundo.No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, mais conhecido com Obelisco do Ibirapuera.
A partir do ano de 2008, diversas entidades relacionadas com o câncer passaram a iluminar prédios e monumentos de cor-de-rosa, para passar a mensagem de que a prevenção é importante.
Para sensibilizar a população, várias cidades começaram a apoiar a causa com eventos e iluminação rosa em prédios famosos e monumentos públicos. A proposta já contou com a participação do Empire State Building, (USA), a Torre de Pisa (Itália), Sydney Opera House (Austrália), Kensigton Palace (UK), entre outros.
Que tal mergulhar nesse clima rosa e traduzir isso no seu ambiente? Ternura, romantismo e inocência são alguns significados para a cor rosa, que desperta boas energia e é ideal para realçar os ambientes com uma identidade feminina e delicada.
O rosa claro pode dar um ar super feminino aos ambientes mas, quando utilizado de maneira certeira, pode transformar um ambiente em um lugar super elegante, sofisticado e atemporal.
Para quem não quer apostar do estilo “princesinha”, o ideal é abusar em tons mais escuros de rosa e combiná-los com outras cores, como preto, amarelo e azul turquesa, por exemplo, trazendo para o ambiente um ar mais moderno, maduro e descolado.
E, por falar em tons mais escuros do rosa, temos a cor do ano de 2021 pela Suvinil: o Meia Luz, um tom de rosa que surge entre o crepúsculo e a chegada da noite. De acordo com a própria marca:
“Meia-luz é um elo entre sonhos e realidade. O último rosa da paleta dos rosas, antes de passarmos aos lilases, ele carrega em si a vibração de ambas. Com o passar do dia, o sol o torna mais quente e mais frio, ora mais rosa, ora mais roxo. Com caráter mutável, ele fala sobre nós: não somos apenas uma coisa, não sabemos para onde vamos, mas sabemos que queremos ser felizes.”