Você já ouviu falar em Design Efêmero? Talvez sim, talvez não, mas com certeza já se deparou com um projeto desses por aí. Vem cá que hoje vamos te explicar direitinho do que ele se trata!
O termo “efêmero” vem do dialeto grego, efêmeros, que tem o significado relacionado a algo passageiro, transitório. Ao se juntar com o design, ele é entendido como aquele projeto que acaba, tem um tempo limitado, ou pelo menos, que conseguimos enxergar (ou imaginar!) seu fim.
E aí, conseguiu lembrar de algum espaço assim? Não?! Então vamos aos exemplos:
Teatro
Sim, isso mesmo. Aquele espaço produzido, com cortinas e cenários, onde uma equipe de atores vai se apresentar e contar uma história para você e que quando terminar sua bela apresentação, as cortinas se fecharão, e o cenário será desmontado, talvez para receber a peça seguinte, ou simplesmente porque o horário acabou. Foi passageiro, né? Efêmero!
Novelas
Sabe aquela cidade de epóca que você viu em uma novela e sentiu como se tivesse sido transportado para vários anos atrás enquanto a assistia? Muitas vezes são utilizadas as cidades cenográficas. Para criar aquele cenário, houveram diversos estudos e cuidados com os mínimos detalhes para reproduzir, da melhor forma possível, a época representada. Mas então a novela acabou, e agora? O espaço criado também. Ou seja, é efêmero.
Outros espaços onde o efêmero acontece, sem necessariamente estar relacionado ao design de ambientes, são em espaços artísticos. Uma exposição artística ou uma intervenção urbana carregam o aspecto efêmero com elas, pois são pensadas para um propósito e, mesmo que ele não seja atingido, elas vão acabar. Legal, né?
E aí, gostou? Conseguiu entender o que é o design do efêmero e como ele está presente em vários espaços do nosso dia-a-dia?
Se quiser saber mais sobre esses espaços, conta pra gente! Vamos adorar trazer mais conteúdos assim.
Até mais <3