Você já parou para pensar que um ambiente da sua casa é mais fresco que o outro? Já se perguntou o porquê de um espaço ser mais ventilado e mais fresquinho? E você sabia que existe uma explicação para isso? Hoje vamos te explicar tudo isso direitinho. Vamos lá?!
A ventilação natural faz parte de um grupo de diretrizes que determinam o conforto térmico de um ambiente. Essas diretrizes envolvem vários temas como fontes de calor, sombreamento, entorno da edificação… E, entre eles, a ventilação natural. Esses pontos podem estar relacionados com a arquitetura de sua residência, onde ela se encontra, a quantidade de luz solar que ela recebe e também onde estão localizadas as suas janelas. Essa análise deve ser feita individualmente, pois cada espaço tem suas características próprias. Mas vamos a alguns exemplos que podem te ajudar a entender um pouquinho mais sobre como isso funciona!
A técnica mais utilizada para alcançar a ventilação natural é a ventilação cruzada. Ela utiliza das aberturas do projeto, como suas portas e janelas, para criar correntes que permitam a circulação de ar. Olha só esse esqueminha bem simples para te ajudar a entender melhor:
Percebe como a localização das aberturas influencia na passagem e caminho do vento? Funciona assim na sua casa também! Nas imagens a seguir mostramos alguns exemplos de ambientes com janelas e portas que permitem essa ventilação. Você consegue visualizar o caminho que o ar faz em cada uma delas?
Existem outras formas de auxiliar ou impedir que a ventilação natural alcance determinado espaço. Em um ambiente já construído, onde não há a possibilidade de se modificar a localização das portas e janelas, você pode criar ou modificar barreiras, com aberturas ou não (tudo depende da sua intenção!) utilizando de paredes ou mobiliário para atingir o seu objetivo. Olha só:
Nesse exemplo, a utilização do cobogó cria uma separação entre os dois ambientes e ainda permite que a iluminação e ventilação passe de um ambiente para outro. Assim, você não perde a privacidade e nem os benefícios de um ambiente integrado.
Modificar as janelas e portas do ambiente também pode auxiliar nessa busca pela ventilação natural. No nosso último exemplo, temos a utilização de uma janela que conta com uma folha veneziana articulada. Ela funciona como uma veneziana comum, em que a palheta (essas pequenas separações de madeira) permite a entrada de ar e a luz no ambiente mas que, além disso, pode ser aberta ou fechada, de acordo com a necessidade.
E aí, o que achou? Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas e ter te dado algumas ideias!
Beijos e até a próxima <3