O designer de ambientes é o profissional responsável por entender as relações entre o homem e o espaço. Ele procura definir demandas no espaço através de um estudo preliminar. Utilizando o briefing (acompanhe os próximos posts para saber um pouquinho mais sobre essa ferramenta), o designer inicia, então, o processo de pesquisa e busca encontrar as melhores soluções dentro das necessidades de cada cliente e ambiente.
O maior objetivo da profissão é proporcionar qualidade de vida ao usuário, levando em conta a estética, conforto e funcionalidade para o espaço, preocupando-se com a identidade dos usuários, de forma que cada projeto se torne único, traduzindo a personalidade do cliente.
Os projetos podem ser de conforto térmico e acústico, efêmeros, iluminação cênica, mobiliário com uso da ergonomia e até mesmo paisagismo, que é justamente a diferença entre o designer de ambientes e o designer de interiores: o conhecimento mais aprofundado sobre ambientes externos.
Além disso, o designer também auxilia na escolha de materiais de revestimento, acabamento, decoração (cortinas, tapetes e adornos), cores e texturas do ambiente, e propõe uma combinação harmônica para todos esses elementos – sempre atento para que as escolhas sejam realizadas dentro do orçamento proposto pelo cliente. Para a correta especificação de cada item dos ambientes, o profissional busca estar sempre atualizado sobre as tendências e novidades do mercado, através de mostras, palestras e cursos.
Por ser uma profissão diretamente ligada à construção civil, parcerias com outros profissionais da área são indispensáveis, principalmente em projetos que envolvam demolição ou construção (onde um engenheiro ou arquiteto devem se responsabilizar pelas modificações estruturais). Além desses profissionais, o designer de ambientes atua sempre em parceria com marceneiros, pintores, gesseiros, pedreiros, lojas e outros fornecedores, além de parcerias com construtoras.
E você, está precisando de um designer de ambientes?
Escreva para a gente: contato@idearambientes.com.br
Ou deixe um comentário aqui embaixo.
Beijos e até o próximo post!
Equipe Idear