Você já parou para pensar sobre a forma que limpa seu mobiliário e bateu uma dúvida se estava certa ou não? Isso acontece com a nossa equipe as vezes 🤭
Por isso, resolvemos reunir dicas de limpeza dos principais materiais encontrados em residências. No post de hoje, vamos falar da limpeza do MDF. Confira a seguir!
O MDF é um material muito versátil e devido a isso está presente na grande maioria das residências brasileiras. Sua utilização é diversa, vai desde estantes e bancadas, à painéis e mesas, e pode ser encontrado em todos os ambientes da nossa casa: cozinha, quarto, sala e até mesmo no banheiro.
Sala com móveis planejados em MDF
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Já imaginou que em cada ambiente ele tem contato com itens e produtos diversos? Não?! Mas deixa eu te contar… A limpeza dele, independente de onde se encontra, vai ser praticamente a mesma (e sempre muito simples).
A forma mais certeira de limpar um mobiliário de MDF é utilizando um pano macio e seco quando se deseja retirar somente a poeira e levemente úmido, passando na superfície com movimentos que sigam o mesmo sentido – evite fazer círculos! -, quando é necessária uma limpeza maior (não se esqueça de passar um paninho macio e seco para secar a superfície). Somente com o pano úmido você consegue se livrar de gorduras, manchinhas ou sujeiras causadas por alimentos e maquiagem. Se ainda houver alguma sujeira persistente, utilize um pouco de detergente neutro junto ao pano úmido, isso irá garantir uma limpeza mais profunda no seu MDF.
Cozinha com móveis planejados em MDF
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
No geral, somente com esse passo a passo você consegue um bom resultado e garante ao seu mobiliário uma boa durabilidade. Mas sabemos que as vezes precisamos de uma limpeza ainda mais específica, né? Rsrs. Por isso, reunimos dicas de empresas especializadas em MDF para vocês! Olha só:
- Um consenso, é que não se deve utilizar produtos ou materiais abrasivos em superfícies de MDF. Deixe de lado esponjas, buchas, panos mais duros, ceras e lustra-móveis! Eles NÃO são bem-vindos.
- Para remover mofos, misture 1 litro de água com 50ml de água sanitária e passe um pano úmido com essa mistura. Aguarde secar naturalmente e, em casos mais severos, repita a operação com intervalos de 24 horas.
- Limpe manchas de tintas de pincel atômico ou caneta esferográfica com álcool 92.8º (isopropílico), seguido por uma estopa com água.
- Se precisar limpar restos de cola, utilize uma mistura de água e álcool 96° em partes iguais. Outra opção são os produtos específicos para tal, disponíveis nas revendas.
Essas informações foram retiradas do site das empresas Duratex Madeira, Berneck e Arauco.
Tem algum material que você gostaria de ver por aqui? Conta para a gente! Estamos fazendo o possível para trazer sempre informações uteis para vocês e vamos amar te ajudar a sanar algumas dúvidas.
Um beijo e até a próxima <3