Hoje resolvemos falar de um campo super legal – e que está em alta atualmente – do nosso queridíssimo design: o design sensorial!
Você já ouviu falar sobre ele?! Vem com a gente que vamos te contar um pouquinho a respeito.
Design Sensorial nada mais é que uma tendência na qual não só os aspectos visuais de um ambiente são explorados, mas também pontos como: aroma, temperatura, sons, iluminação (tipos e intensidade), texturas, etc. são trabalhados na decoração.
Essa vertente do design tem como conceito básico tornar experiências diárias mais prazerosas, de modo que os elementos – desde cores até texturas – aflorem os sentidos humanos. A ideia é que os ambientes provoquem estímulos nos usuários do espaço para ampliar, a longo prazo, as sensações de conforto e de bem-estar.
Bom, agora você deve estar se perguntando como seria possível tornar o design da sua casa ou apartamento “mais sensorial”, não é mesmo?! Saiba que não é preciso refazer toda a decoração do espaço. Muito pelo contrário! Para deixar um ambiente com toques sensoriais existem pequenos truques e elementos que são capazes de renovar o seu espaço nesse âmbito.
Separamos algumas dicas para cada um dos quatro sentidos humanos – no caso de ambientes residenciais, excluímos o paladar – que vão te ajudar a complementar os ambientes do seu lar do ponto de vista sinestésico:
Para momentos que você está executando alguma tarefa no espaço, tenha a possibilidade de acender uma quantidade de luz adequada. Por outro lado, quando você estiver em um momento de relaxamento permita que a iluminação seja condizente com esse período: suave e tranquila.
E, claro, quando falamos de estímulos visuais não podemos deixar de falar de cores e padrões. Cores escuras e/ou tonalidades quentes tendem a aquecer o espaço e texturas amadeiradas são perfeitas para criar sensação de conforto e bem-estar.
Para estimular esse sentido devemos usar e abusar de texturas. Desde o material utilizado na estrutura de um mobiliário até os tecidos de estofados, tapetes, almofadas e cortinas. Busque sempre materiais com toques agradáveis ao seu ponto de vista – o seu sentimento em relação ao material tocado é o que importa!
Quando o projeto do espaço já está pronto, uma boa dica para explorar esse sentido é utilizar complementos do espaço que sejam agradáveis ao tato, como por exemplo um tapete bem macio.
Se você já ouviu falar em aromaterapia, sabe que determinadas essências podem influenciar no nosso humor. Por isso, não deixe de explorar os cheiros no seu lar: perfumes para casa, difusores de aroma e até mesmo incensos, podem fazer a diferença.
O olfato está totalmente ligado à memória afetiva, o cheiro de um ambiente pode ficar marcado para sempre. Por isso, busque aromas que remetam coisas boas a você, como um cheirinho que te lembre a infância ou que te traga uma memória muito boa. Essas associações trazem um bem-estar tremendo!
Para deixar a casa mais acolhedora, invista em músicas, trilhas relaxantes, sons da natureza, entre outros sons que vão modificar as suas sensações em relação ao espaço.
Se você é fã de tecnologia, vale investir em equipamentos de som mais elaborados, como por exemplo, caixinhas de som embutidas no teto. Mas se esse não é o seu caso, uma caixinha de som pequena posicionada em uma mesa lateral já irá atender a sua sala.
Estudos comprovam que o uso de artifícios como esses pode influenciar diretamente em nosso humor e qualidade de vida, pois tem como pressuposto que a nossa casa e as sensações causadas por ela refletem em nosso estado de espírito.
Sendo assim, após um ano tão difícil quanto 2020, sentir-se abraçado pelo nosso lar é uma prioridade na vida muitas pessoas, arriscamos dizer até que da esmagadora maioria.
Investir no nosso espaço, no nosso cantinho é extremamente importante – já repetimos isso várias vezes por aqui – e se podemos fazer com que ele influencie no nosso humor, por que não explorar isso?! Convidamos você a tentar!
Bom, mas essa tendência com toda certeza ultrapassa os limites residenciais, após a pandemia, o Design Sensorial será extremamente explorado em âmbitos comerciais também! Você consegue imaginar como e por quê? No futuro, prometemos trazer esse tópico para vocês, porque por hoje já falamos demais rsrs.
Esperamos que tenham gostado e que possam aplicar alguma dessas dicas no seu cantinho!
Até mais! ❤️