O nosso escritório está cheinho de clientes mamães e papais com bebês novinhos ou a caminho e, por isso, resolvemos trazer um assunto que está muito famoso entre os pais que estão montando o quartinho dos pequenos: o estilo Montessoriano!
O estilo Montessoriano é desenvolvido não apenas na decoração, mas em todos os espaços e atividades que os bebês e crianças utilizarão para se desenvolver. O método foi criado por Maria Montessori, uma médica italiana que acreditava que toda criança pode aprender e desenvolver sua própria independência, desde que esteja inserida em ambientes com as condições ideais para isso. Com isso, Montessori elaborou todo seu método com o foco em princípios com o intuito de promover a autonomia dos pequenos.
No quarto montessoriano, por exemplo, o objetivo é que o espaço seja totalmente elaborado com o foco do seu real usuário: a criança, dando a ela liberdade de movimento – com segurança, claro – e deixando os recursos para atividades ao seu alcance, e não ao alcance apenas do adulto.
Para saber por onde começar, montamos uma listinha de itens que são essenciais para montar o quartinho nesse estilo.
As principais dicas, nesse caso, são: utilizar mesas e cadeiras em tamanho infantil, puffs e tapetes próprios para crianças, deixar os brinquedos em baús ou estantes que facilitem o acesso dos pequenos e deixar as prateleiras de livros em uma altura que a própria criança possa escolher e alcançar o livrinho que quiser ler.
Cores variadas, com contraste, são muito interessantes para esse desenvolvimento – sem exageros, claro, para não confundir os pequenos. As cores podem ser trabalhadas nas paredes – seja como pintura ou papel de parede – ou, se preferir uma base mais neutra para o quartinho, pode-se trabalhar esse contraste nos detalhes, como almofadas, tapete, brinquedos e outros elementos decorativos.
As texturas podem ser trabalhadas no tapete, estimulando os pequenos a diferenciar o toque macio/duro, quente/frio.
Por isso, deixamos alguns pontos importantes para garantir essa segurança:
– Utilize protetores de tomadas para evitar acidentes;
– Cuidado com as quinas dos móveis! Se possível, dê preferências aqueles com cantos arredondados ou utilize proteção adequada;
– Invista em travas para portas e gavetas, caso o conteúdo delas não seja apropriado ou seguro para crianças;
– Dê preferência a tapetes fofinhos e macios, eles podem ajudar a evitar os machucados!
Se quiser garantir um ambiente perfeito para o seu pequeno, não deixe de nos procurar! Vamos adorar fazer parte desse momento! <3