No post de hoje resolvemos apresentar para você um material muito queridinho e bastante utilizado atualmente: o granilite!
O granilite polido tem sua superfície lisa e brilhante, e é ideal para interiores. Ele recebe uma camada de resina impermeabilizante, e sua manutenção pode acontecer a cada 10 ou 12 anos.
Já o granilite fulgê, onde suas irregularidades são mantidas, é mais indicado para áreas externas, pois garantem uma superfície áspera e antiderrapante.
Ambos podem ser utilizados em pisos, paredes ou bancadas, mas lembrando sempre que o polido, por contar com uma superfície mais lisa, é também mais escorregadio.
Além dessas duas diferenças, o granilite tem a sua “versão” feita somente com granulados de mármore, conhecida como marmorite. Por ser um material mais poroso, o marmorite necessita de maiores cuidados e planejamentos para sua utilização, porém conta também, assim como o granilite polido, com uma camada de resina que restringe sua manutenção a longos anos.
Fonte: TuaCasa
Como qualquer material, o granilite conta com vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao utilizá-lo. Fizemos uma lista para te ajudar a entendê-las melhor, olha só:
Durabilidade
Uma das maiores vantagens do granilite, é a sua durabilidade. Ele pode durar anos e permanecer praticamente intacto. Além disso, ele é um material muito resistente ao tráfego, e pode ser utilizado em locais com grande circulação de pessoas.
Variedade
Sem dúvidas, a enorme variedade de tons e texturas em que o granilite pode ser encontrado são de causar inveja. Desde tons claros e neutros, a tons escuros (como o preto!) ou coloridos, o granilite atinge diversas gamas de cores. Ele conta também com a possibilidade de diferentes tamanhos de granulação, se mostrando ainda mais um material super versátil.
Limpeza e manutenção
O granilite é muito fácil de ser limpo e praticamente não precisa de manutenção. Como falamos anteriormente, ele pode passar anos sem contar com uma boa manutenção e permanecer intacto! Mas para isso, precisamos cuidar bem do material, né? Haha Sua limpeza deve ser feita utilizando somente água e sabão neutro, evitando sempre produtos mais abrasivos.
Fonte: MandarinStone
Mão de obra
Por ser um material que exige uma certa delicadeza, o granilite necessita de uma mão de obra especializada para a sua aplicação. Se ele não for bem aplicado, podem ocorrer fissuras ou rachaduras, então tenha cuidado ao contratar a empresa ou o profissional para esse trabalho! Analise com cuidado suas opções e escolha o mais adequado.
Tempo de cura
A aplicação do granilite pode acabar sendo demorada. Seu tempo de cura (secagem) leva entorno de 7 dias, porém com a fase de correção de falhas, processo de polir e aplicação da resina, esses dias podem se tornar semanas. Mas como dito, o granilite praticamente não necessitará de manutenção – quando bem aplicado! – então esse tempo é justificado.
Fonte: SmartStyle
O que você achou dessa fofura? Nós particularmente amamos esse material! Se estiver pensando em reformar sua casa e quem sabe utilizar o granilite, conte com a gente, vamos amar fazer parte desse momento. ♥
Um beijo e até a próxima <3