No post de hoje vamos mostrar algumas ideias de pinturas criativas que podem te ajudar a deixar sua parede de cara nova. Vamos lá?
A primeira dica é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração devido à sua grande versatilidade. A meia parede é um tipo de pintura que consiste em usar mais de uma cor em uma mesma parede: geralmente dividimos na metade ou a 120cm a partir do piso, criando uma divisão. A partir daí, escolhemos dois tons para cada parte. As possibilidade de cores são inúmeras – não se limite apenas em uma cor + o branco, aposte também em cinza + cor, ou dois tons de uma mesma cor ou, se quiser ousar, aposte na composição de duas cores vibrantes! Essas escolhas irão agregar personalidade à parede e temos certeza que ficará lindíssimo!
Assim como as cores, as variações dessa técnica são inúmeras, trazendo modernidade ao ambiente. Você talvez esteja se perguntando quais são as variações dessa técnica, né?! Bom, você pode optar por uma pintura texturizada em uma das metades, como uma pintura em marmorato, por exemplo. Fica super estiloso!
Essa pintura é muito simples de executar, ideal para quem quer renovar o ambiente sem muito trabalho. Você mesmo consegue fazer utilizando uma fita crepe para demarcar os espaços – mas atenção para deixar essa divisão bem retinha, hein?!
Esse tipo de pintura, como o nome diz, explora as formas geométricas e permite usar várias cores em uma só parede. Podem ser feitos vários desenhos de diversas formas: quadrados, círculos, triângulos, losangos.
Assim como a meia parede, a versatilidade dessa pintura é enorme pois, além de poder variar as cores, podemos ainda variar as formas e acabamentos. Um uso muito legal dessa pintura é fazer montanhas em quartos infantis, fica super lúdico e pode estimular a criatividade dos pequenos. Nós amamos!
O efeito degradê é uma sequência de tons contínuos variando as tonalidades, como os matizes do nascer e pôr-do-sol. Com apenas duas cores já é possível fazê-lo: a cor da base e o branco que, quando misturado com a cor da base, resulta em infinitos subtons.
O efeito pode ser tanto uma transição mais marcada, quanto mais suave, em que não se tem muita definição de onde termina um tom e onde começa o outro. Trata-se de uma forma bem singular de pintura, deixando a decoração mais leve e cheia de vida.
Essa técnica de pintura é feita através de um molde, de uma ilustração ou uma forma geométrica, que pode ser replicado em toda a parede. É uma ótima alternativa para quem não tem muito jeito com desenho, já que você pode apenas seguir um modelo existente.
Na internet você encontra vários modelos prontos de moldes para stencil – você pode fazer em casa ou encomendar um pronto – e inúmeros carimbos, cada modelinho mais lindo que o outro! Na hora de aplicar basta soltar a criatividade!
A pintura artística é para quem deseja ter ainda mais personalidade no seu espaço. Se tiver um dom artístico, você pode criar uma verdadeira arte na parede, com flores e folhagens, ou com desenhos simples e orgânicos, sendo possível criar uma bela composição!
No entanto, se esse não for o seu caso, contrate alguém cujo trabalho você admira e encomende um painel. Assim, você terá algo único e bonito que, com certeza, trará ainda mais vida e singularidade para o seu lar.
E aí, que tal testar a suas habilidades e renovar as paredes de casa? Não esqueça de contar pra gente qual foi o resultado <3
Um beijo e até a próxima!