O post de hoje é para te ajudar a escolher a pedra ideal para o seu projeto! Vem conhecer um pouco mais com a gente:
As pedras naturais e artificiais estão disponíveis no mercado com uma extensa variedade de cores, padrões, especificações e características. Cada uma com sua particularidade, assim como cada um dos projetos que passam aqui pelo escritório.
As aplicações são as mais diversas: bancadas de cozinha, banheiro e área de serviço (são as aplicações mais comuns), revestimentos, pisos, soleiras e até tampo de mesa! Seja no ambiente e aplicação que for, a dúvida sempre aparece quando falamos nesse assunto: qual tipo de pedra escolher para o meu projeto?
Novidades nesse mercado aparecem todos os dias, buscando aperfeiçoar as características das pedras naturais e das artificiais já existentes há mais tempo. Por isso, a variedade de cores, padrões e aplicações é impressionante!
Tendo como principal matéria prima o quartzo (que é um dos materiais mais duros e resistentes que existem na natureza), as pedras industrializadas apresentam em sua composição elementos naturais (como quartzo ou pó de mármore, por exemplo) e elementos artificiais (como cristais de vidro e poliéster), o que torna tal material mais resistente e durável do que as pedras naturais. Também possuem menor porosidade, o que contribui para uma maior resistência às manchas e menos acúmulo de bactérias, por exemplo.
Por outro lado, a maioria delas tem menor resistência a incidência de raios ultravioleta e ao calor e, por isso, não são muito indicadas para áreas externas. As pedras industrializadas também possuem maior custo, por ser um material sintético e, na maioria das vezes, importado.
Granito ou Mármore, ambas são as pedras naturais com maior utilização no Brasil. Mais porosas do que as pedras artificiais, elas acumulam um pouco mais de bactérias, e possuem menor resistência às manchas. Mas isso não quer dizer que sejam menos eficientes! Possuem um excelente custo-benefício e ótima resistência, no geral (dentro das limitações e aplicações específicas que devem ser levadas em consideração).
Resistência e durabilidade são as principais características do granito, que tem em sua composição três minerais diferentes: mica, feldspato e quartzo. Com excelente resistência à riscos e baixa absorção de água (o que também varia entre os tipos de granito), é muito indicado para áreas internas e externas, principalmente bancadas de cozinha e área de serviço. Um ponto negativo para algumas pessoas é que o granito geralmente possui muitas granulações, o que pode limitar o resultado estético. Existem várias tonalidades, mas poucas opções que tenham as granulações mais uniformes.
Belos e elegantes, os mármores são menos resistentes e mais porosos do que os granitos. Por isso, não são muito indicados para cozinhas, por exemplo, pois podem absorver mais água e gordura. Uma curiosidade é que, para revestir paredes, por exemplo, o mármore é mais indicado que o granito, por ser mais leve! Quanto à estética, os veios dos mármores são bem valorizados (e por aqui são bem adorados)! Hoje temos até algumas pedras artificiais e revestimentos que imitam os belos padrões de mármores naturais.
Você sabia que existem outras pedras naturais que podem ser utilizadas em seu projeto, além do mármore e do granito? São diversas opções, com visuais surpreendentes e características especiais que podem dar o toque de surpresa que você busca para o seu ambiente!
Com um visual luxuoso, a Ônix é indicada para áreas de baixo tráfego ou apenas como detalhe estético. Algumas delas possuem a característica especial de translucidez, o que permite retroiluminá-la, causando um efeito surpreendentemente lindo!
O segredo para escolher a pedra ideal é sempre atentar-se para as características de cada pedra e qual será a aplicação do material. Dessa forma, você consegue um resultado lindo e duradouro, sem preocupações!
Ainda está na dúvida de qual o melhor material para o seu projeto? Não hesite em nos mandar uma mensagem!