Hoje vamos falar sobre um tema que é dúvida de muitos: a ordem cronológica na hora de fazer uma reforma.
Bom, mas antes de começarmos vale lembrarmos duas coisinhas: algumas etapas podem acontecer simultaneamente e, além disso, cada caso é um caso, por isso essa ordem pode ser alterada mediante a demanda. O que vamos descrever aqui é o mais usual, mas não significa que é a única forma certa 😉
Vamos lá!
#1 Planejamento
O primeiro passo para garantir um bom resultado é iniciar a obra com um bom projeto em mãos – pra isso, conte sempre com a Idear rsrs.
Um projeto bem detalhado é um guia perfeito para uma obra mais tranquila e sem erros. Além disso, tenha um bom planejamento financeiro, faça orçamentos e se prepare – imprevistos podem e, provavelmente, irão acontecer.
E, por último, conte sempre com bons profissionais para execução da sua reforma. Sempre pesquise, procure indicações e não se esqueça daquele antigo ditado “o barato sai caro” – obviamente, toda regra tem sua exceção, mas podemos dizer quem em 90% dos casos essa teoria não falha.
Fonte: Acervo Idear
Projeto Luminotécnico: um ótimo exemplo
de planejamento para reforma.
#2 Demolição e Construção
Mãos à obra! Com o projeto em mãos, chegou a hora de darmos início à obra.
Começamos pela quebradeira: nessa etapa será feita a demolição do que será retirado do espaço. Pode ser uma parede ou parte dela (para realização de um nicho de banheiro, por exemplo), bancadas velhas ou revestimentos que serão substituídos. Após isso, fazemos a construção de novas paredes, seja de alvenaria ou drywall.
E uma dica importante: se você for aproveitar algum piso existente, sempre os projeta muito bem antes de começar qualquer tipo de obra.
ATENÇÃO: nunca faça a demolição de uma parede sem consultar se essa possibilidade realmente é viável! É importantíssimo ter a supervisão de um profissional qualificado quando o assunto é demolição e, em alguns casos, imprescindível a assinatura de uma ART ou RRT por um engenheiro calculista.
#3 Hidráulica e Elétrica
Geralmente essas duas etapas podem ser feitas simultaneamente, por profissionais diferentes. Se o seu imóvel for mais antigo, é provável que tanto a parte elétrica, quanto a hidráulica precisem ser refeitas (ou que precisem pelo menos de uma boa manutenção) . Caso contrário, será feito apenas o acréscimo dos pontos necessários (de água, tomadas ou iluminação), conforme sua demanda.
É importante lembrar que o eletricista precisa ir em dois momentos da obra: nesse início e após a instalação do rebaixo do gesso (caso exista) para a instalação das luminárias.
#4 Sóculos e Revestimentos
Nesse momento indicamos fazer os sóculos dos armários e assentar os revestimentos de piso e parede das áreas molhadas. Sempre tenha um profissional para te acompanhar durante a escolha desses acabamentos, para que sejam feitas escolhas mais assertivas.
Dica importante: o ideal é assentar os revestimentos antes do gesso para o acabamento ficar mais bonito no encontro com a tabica.
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
E o tanto que um revestimento faz diferença
no ambiente? Somos a favor deles em todo e
qualquer ambiente (se for bem planejado, óbvio!)
#5 Bancadas
Hora de instalar as bancadas! A marmoraria, geralmente, solicita que os clientes forneçam itens como cuba, torneira e cooktop, antes da execução das bancadas. Dessa forma, os furos e recortes serão feitos pela própria marmoraria e esses itens já irão para a obra devidamente embutidos ou fixados.
Para esse momento temos duas dicas importantes: após o assentamento das bancadas, a marcenaria já pode realizar a medição final para começar executar os móveis. Além disso, não se esqueça de deixar o itens que já foram integrados às bancadas bem protegidos até o final da obra.
#6 Gesso
Com os revestimentos devidamente assentados e toda a parte elétrica executada, chegou a hora de chamar o gesseiro e fazer o rebaixo de todos os ambientes. O gesso nos permite fazer composições lindíssimas na iluminação, nós amamos 😊
Mas, se por acaso, você optou por não rebaixar o seu ambiente, apenas ignore essa etapa e vá direto para a pintura.
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Para o exemplo de forro de gesso escolhemos esse
bem elaborado para mostrar a diferença que ele fez no espaço.
#7 Pintura
Isso pode ser surpresa para muitos, mas o gesso acartonado ainda precisa ser emassado e pintado depois de pronto e isso é tarefa do pintor, assim como toda a pintura da casa.
Por isso ele vem logo após o gesseiro e, cá entre nós, é após a pintura que começamos a ter aquela sensação boa de que a bagunça está quase chegando ao fim.
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Uma pintura bem feita dá outra “carinha” ao ambiente
#8 Iluminação
Como dissemos lá em cima, o eletricista precisa voltar depois do gesso pronto para instalar as luminárias embutidas. Assim como a pintura, elas darão outra carinha aos ambientes. Os fios já haviam sido puxados lá no começo da obra e, por isso, essa visita é apenas para a instalação.
No caso de arandelas, lustres ou pendentes, orientamos que esses itens sejam instalados ao final de toda a reforma. Mas, caso isso não seja possível, instale-os e deixe-os embaladinhos e protegidos.
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
E esse exemplo de gesso rebaixado + iluminação
planejada? É ou não é maravilhoso?!
#9 Marcenaria
Quando falamos de marcenaria falamos de móveis planejados: são aqueles que são feitos sob medida por um marceneiro, como guarda-roupas, armários de cozinha, painel da TV, etc.
Nesse momento, o canteiro de obras foi finalmente finalizado e abre espaço para a instalação da marcenaria. Com os móveis começando a chegar – e o projeto ficando cada vez mais próximo do que foi idealizado – significa que estamos bem perto do fim.
Projeto Autoral – Foto: Gustavo Rocha
Os móveis planejados desse home office
tornaram o espaço mil e uma vezes mais funcional
#10 Mobiliário
Nesta etapa é hora de comprar os “móveis soltos”. Nos referimos assim à todos os mobiliários que escolhemos em loja e compramos prontos como, por exemplo, o sofá, cama, mesa, cadeiras, etc.
Agora a reforma realmente está sendo finalizada! É animador ver esses móveis chegando à obra! 😀
Projeto Autoral – Foto: Gustavo Rocha
Um belo sofá e um conjunto elegante de mesa e
cadeiras fazem toda a diferença na composição do espaço.
#11 Cortinas e Papel de Parede
O papel de parede é bem sensível e, por isso, tem que ser uma das últimas coisas a entrar numa obra, juntamente com as cortinas. O ideal é fazer a instalação bem no finalzinho, após a marcenaria e a chegada dos móveis.
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Tanto o papel de parede quanto as cortinas tem o poder
de “aquecer” o espaço e deixa-lo mais acolhedor
#12 Adornos
Após tudo isso, sua casa já está montadinha e só faltam os últimos detalhes!
Por último, saímos para escolher os adornos, quadros, tapetes e objetos de decoração para deixar tudo prontinho para você ir morar e chamar sua casa de lar ❤️
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Observem a diferença que os adornos fazem nesse espaço.
E aí, será que esse post te deixou mais animado para encarar uma reforma? Esperamos que sim! Não tenha dúvidas que reformar é uma ótima forma de renovar uma
partezinha da sua vida. E lembre-se: precisando, conte com a gente!
Beijos e até a próxima!