Para quem não sabe, antes de termos o nosso escritório físico a nossa equipe funcionava 100% em home office, e funcionava super bem! No post de hoje vamos apresentar algumas dicas sobre como trabalhar em home office. Como sabemos que muitas pessoas adotaram essa forma de trabalho, resolvemos mostrar para você quatro pontos essenciais para que ele seja otimizado e funcione da melhor forma possível . Vamos lá?
Essa, na nossa opinião, é a mais difícil de ser colocada em prática. Porém, quando colocada, vira uma chavinha imaginária na nossa cabeça que nos faz perceber que “o horário de trabalho começou”.
Não é porque você está trabalhando em casa que não irá ter um horário para acordar, para começar e encerrar o trabalho. Por isso, aprendemos que, estabelecendo um rotina diária – acordando em um horário X, tomando banho, tomando café da manhã e se arrumando como se fosse sair de casa – o cérebro começa a entender que o horário de trabalho começou, o que praticamente elimina aquela preguiça e a vontade de voltar para debaixo das cobertas.
Escolher um ambiente adequado
Uma dica muito importante é estabelecer um bom ambiente de trabalho dentro da sua casa. Isso significa, preferencialmente, um local com uma boa iluminação, ventilação adequada, silencioso e distante de distrações – sejam elas familiares ou de uma televisão ligada, por exemplo.
Para completar o ambiente adequado é de extrema importância que ele esteja sempre bem organizado e limpo. Além disso, é essencial ter uma mobília adequada para desempenhar sua função: uma boa cadeira e uma mesa posicionada na altura correta. Essas pequenas coisas irão tornar o local prazeroso para se passar todo o tempo do expediente.
Hoje existem vários aplicativos, programas e sites – muitos deles gratuitos – que são capazes de facilitar nossa rotina, nos auxiliando, principalmente, no que diz respeito a organização e produtividade.
Aqui no escritório estamos utilizando atualmente duas ferramentas: o Asana e o Toggl. Mas, além dessas, existem outras várias que assumem funções semelhantes, como o Monday.com e o Trello. Com elas, somos capazes de organizar melhor nossas tarefas diárias, tempo gasto para desempenhá-las, ordem de prioridades, datas limites para entrega de projetos, tudo de maneira fácil e rápida.
Além disso, a tecnologia pode garantir facilidades como conferências de voz, conversas por vídeo, tornando mais simples se aproximar dos seus clientes, fornecedores e colegas de trabalho, mesmo trabalhando direto de casa. Alguns bons aplicativos para essas funções são o Hangouts, Google Meet e Jitsi Meet.
Para quem não está habituado a trabalhar em casa, manter a concentração ou se manter motivado por um longo período pode ser uma das tarefas mais difíceis.
Por isso, nossa última dica é a seguinte: estabeleça metas claras, sejam elas diárias ou semanais, das atividades que você deve finalizar naquele período. Assim, você não esquecerá de nada e ainda aproveitará ao máximo o seu tempo de trabalho.
O ambiente de trabalho dentro de casa pode ser multiuso, funcional e lindo! Para você se inspirar, separamos alguns projetos home office que fizemos ao longo da nossa carreira. ♥
Projeto Autoral – Idear Design de Ambientes
Projeto Autoral – Idear Design de Ambientes
Projeto Autoral – Idear Design de Ambientes
Projeto Autoral – Idear Design de Ambientes
Projeto Autoral – Idear Design de Ambientes
E aí? Gostou das dicas e das inspirações? Conta para gente se você conseguiu colocar em prática e, principalmente, se deu certo para a sua rotina. Adoramos ter o seu feedback!
Um beijo e até a próxima. <3