Hoje nosso assunto é um pouco mais técnico, mas muito interessante! Já falamos algumas vezes no nosso Instagram (inclusive se você ainda não segue a gente lá, nosso perfil é @idearambientes). Vamos falar sobre temperatura de cor de uma lâmpada!
O que é?
A temperatura de cor de uma lâmpada indica qual é a tonalidade da cor da luz emitida por ela. Dividimos essas temperaturas em três principais categorias: quente, neutra e fria, e cada uma delas é indicada para um determinado espaço, de acordo com a funcionalidade dele (vamos explicar melhor a seguir!).
Essas tonalidades influenciam na nossa percepção do espaço, sendo capazes de nos passar determinadas sensações em relação a ele. Devido a isso, é de extrema importância verificar qual a temperatura de cor da lâmpada no ato da compra e estar ciente de que ela pode modificar (e muito) sua relação com o espaço que ela ocupará.
Como funciona?
A temperatura da cor é indicada em Kelvin (K) e funciona de uma forma muito simples: quanto mais alto esse valor, mais fria e azulada será a luz e quanto mais baixo, mais quente e amarelada ela será. Seus valores variam entre 2000K e 6500K (e até um pouco mais), olha só que interessante:
Tons quentes
Os valores de lâmpadas com temperatura de cor quente variam entre 2000K e 3500K. Como explicamos, quão menor o valor de Kelvin, mais amarelada a luz será, então elas acabam modificando um pouco a cor dos objetos do espaço. Sua utilização é indicada para ambientes intimistas e aconchegantes, como quartos, salas de estar e áreas de descanso, e é muito utilizada em abajures, luminárias decorativas e lâmpadas de LED filamento. Nos nossos projetos, nós optamos sempre pela utilização de tons quentes e neutros, e sempre temos resultados incríveis!
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Tons neutros
Nos tons neutros, a temperatura de cor das lâmpadas varia entre 4000K e 4500K. É uma luz sutilmente amarelada, a mais próxima da luz natural, e utilizada principalmente em ambientes comerciais, como lojas, shoppings e recepções, ou residenciais que exigem de uma certa concentração, como cozinhas, escritórios, e ambientes mistos (como um quarto com home office, por exemplo).
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Projeto Autoral – Foto: Rosana Braga
Tons frios
As lâmpadas com temperatura de cor fria são quelas com valor a partir de 5000K. Essa luz é muito branca e, quanto maior o seu valor, mais azulada ela será. É recomendada para espaços que exigem extrema atenção e precisão, como hospitais, fábricas e indústrias. Aqui na Idear, nós não temos o costume de utilizá-la, e recomendamos sua utilização somente em casos extremamente indispensáveis.
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido esclarecedor. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Obrigada por nós acompanhar e até a próxima <3