Hoje vamos falar sobre tipos de janelas. Vamos lá?
As janelas estão presentes em praticamente todos os ambientes em que frequentamos, seja a nossa casa, um restaurante, nosso trabalho ou até mesmo um teatro. Elas fazem parte da arquitetura do espaço e da sua composição. Suas estruturas e formatos vão influenciar nesse ambiente e os materiais em que são feitas, também! Além disso, podem ser feitas de alumínio, madeira, PVC, ou ferro, e terem características antirruído ou acústicas, tudo depende da necessidade e gosto do cliente. Então vamos às suas tipologias?
#1 Janela de Correr
Um dos modelos mais tradicionais, a janela de correr é aquela em que as folhas deslizam horizontalmente. Ela tem no mínimo duas folhas e permite a entrada de iluminação e ventilação no ambiente. Em modelos antigos, são encontradas também com grades em desenhos diversos.
#2 Janela de Abrir
Outro modelo bem tradicional, é a janela de abrir. Tem normalmente duas folhas que podem ser projetadas para fora ou para dentro do ambiente, sendo abertas completamente. Permite a utilização de grades ou telas.
#3 Janela Veneziana
Para ambientes em que é necessário limitar a entrada de iluminação externa, a janela veneziana é uma boa escolha. Esse modelo conta com lâminas horizontais em suas folhas que impedem que a luz entre de forma muito intensa, mas não impede a circulação de ar.
#4 Janela Basculante
Esse modelo, normalmente utilizado em cozinhas, lavanderias e banheiros, conta com uma variedade de folhas. A janela basculante funciona com uma alavanca que é localizada lateralmente e que regula a abertura de suas folhas, que abrem metade para fora e metade para dentro de forma simultânea. Ela permite uma boa circulação de ar e pode limitar a visibilidade dependendo do modelo escolhido.
#5 Janela Pivotante
A janela pivotante é aquela em que suas folhas giram em torno do seu próprio eixo, podendo adquirir aberturas diversas, de acordo com a necessidade. Esse modelo permite a entrada e redirecionamento do vento e também uma ótima passagem de iluminação.
#6 Janela Sanfonada (ou camarão)
Ideal para ambientes com bastante espaço, as janelas sanfonadas, também conhecidas como camarão, contam com folhas que são dobradas enquanto ela é aberta. Seu nome é bem intuitivo, ela lembra mesmo uma sanfona! Devido a essa característica é possível obter uma abertura quase total do vão, auxiliando ainda mais na entrada de iluminação e ventilação.
#7 Janela Maxim Ar (ou projetante)
Muito utilizada em edifícios e ambientes que necessitam de privacidade, a janela Maxim Ar tem sua abertura feita para o lado de fora do ambiente. Sua folha se projeta em até 90º e permite uma boa circulação de ar, além de poder ser mantida aberta em dias de chuva. Porém, em lugares com alto índice de ventos, não é tão indicada assim, pois o vento forte pode acabar danificando-a.
#8 Janela de Tombar
A janela de Tombar é muito parecida com o modelo Maxim Ar, porém sua abertura é feita para o lado de dentro do ambiente. A sua base inferior é fixa, e a superior se movimenta, o que permite a entrada de ar e evita a entrada da chuva.
#9 Janela Guilhotina
Um modelo um pouco mais clássico e tradicional é a Janela Guilhotina. Ela é bem semelhante às janelas de correr, mas suas folhas se movimentam verticalmente. Normalmente são encontradas em casas mais antigas, porém existem modelos contemporâneos no mercado.
#10 Janela Fixa
Para quem busca somente por iluminação, sem nenhuma passagem de ar, a janela fixa é a indicada. Como seu próprio nome indica, sua folha é fixa e não tem nenhuma abertura, portanto não permite a circulação de ar. Ela é ideal para espaços onde se deseja somente a entrada de luz.
#11 Janela Bay Window
Por último nós temos o modelo Bay Window. Ela não faz parte da nossa cultura, mas como é muito vista em filmes e séries no nosso dia a dia, resolvemos apresentá-la para vocês. Ela é formada por três faces que são projetadas para o exterior do ambiente, que permitem uma ótima entrada de iluminação, mas necessitam de um bom espaço externo para ser utilizada.
A nossa conversa de hoje foi mais extensa, mas muito informativa, né? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo.
Até a próxima <3